segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“Edgar Schatzmann: Fragmentos da história de uma pessoa extraordinária”

O Maikon está no PSOL?” Alguém poderá questionar. Afinal, o que estará eu, de envolvimento com o anarquismo num grupo de estudos de um Partido Político, cuja base ideológica é Karl Marx, o eterno desafeto político do anarquista Mikhail Bakunin nos primeiros dez anos da Iª Associação Internacional dos Trabalhadores? Como sempre disse o historiador Howard Zinn, é melhor a dúvida. Sair cada vez mais com perguntas do que respostas exatas. Não estou a questionar minha ideologia anarquista.

Quero dialogar com o máximo de pessoas certos elementos da trajetória das lutas sociais e políticas em Joinville. Desejo que me levou a conceder uma entrevista ao jornal Notícias do Dia, onde as minhas declarações foram retalhadas, colocando verbos em minha fala. Mas isso é assunto para outro momento.

O Hernandez, membro do PSOL, me convidou para apresentar os resultados parciais da pesquisa sobre a resistência comunista, ligada ao PCB, a ditadura civil-militar em Joinville (1964-85). O título da fala que estou no preparo é Edgar Schatzmann: Fragmentos da história de uma pessoa extraordinária”. Um homem de 70 anos de idade, figura conhecida como “o público oficial” nas mostras de filmes e de teatro, porém uma grande parcela desconhece sua atuação política. Em certa medida o desconhecimento remete ausências de pesquisas e debates sobre a resistência a ditadura civil-militar em Joinville.

Eu, Edgar Schatzmann e Jonata, em dezembro de 2008, na Estação da Memória.

O meu objetivo geral é historicizar um personagem, entre muitos outros num futuro breve, que atuou no PCB em Joinville, fazendo o recorte temporal entre os anos de 1958 a 1968. A base da pesquisa são os escritos de Howard Zinn, de Eric Hobsbawn, diversos autores no campo da memória e da história oral e social. Tomarei o cuidado de apresentar algumas características importantes na metodologia da História, numa clara intenção de não cair no memorialismo ou na construção de um herói para a esquerda local, menos ainda tentarei cair no rancor anarquista contra a história dos comunistas autoritários. Ou seja, vou tentar exercitar a História.

Mais informações

O encontro será realizado no dia 27 de novembro, às 15h na sede do Partido Socialismo e Liberdade (Jerônimo Coelho, 285, centro). Sinta-se convidada/o.

Baixe o texto do evento aqui.

Nenhum comentário: