quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ratos em DVD

Não adiantar fugir, jogar pra escanteio ou encarnar um discurso anarquista. A banda Ratos de Porão (RDP) é uma das mais emblemáticas e importantes no cenário de música barulhenta e agressiva do território brasileiro. Basta ouvir qualquer discos dos caras e buscar entender como numa época sem acesso fácil a informação, um grupo de garotos do ano de 1983 passaram a produzir uma sonoridade tão suja e rápida, gravando discos podres, que nem os gringos do eixo de ebulição da história oficial do punk pensaram e fizeram.

Quem aqui, que hoje se diz punk, se orgulha de manter um X nas costas da mão ou está nas ruas segurando uma placa de protesto, não escutou um disco RDP? Vou ser curto e grosso. Caso você ainda não tenha ouvido, você precisa do mesmo destino daquele dotadão que arrastou as garotas para fora do bar.

Ratos de Porão

Se você é um estudante universitário –ou intelectual de plantão, metido a escutar as poesias (sic) do Chico Buarque de Hollanda, adora passar a noite de sexta-feira numa mesa de plástico num boteco da Rua Urussanga, comentando como a arte e a contestação social caminhavam de mãos dadas nos de 1960-70. Mas sob hipótese alguma, você cogitou a historicizar o RDP no cenário político-cultural como produto (e produtor) histórico dos anos de chumbo do golpe civil-militar, merece o mesmo destino do dotadão.

Pára tudo. A rapaziada toda é metida à esperta e elegante, até quando se pinta como mini-contraventor. Chega. Há tua hora chegou! nada de sofrer com o caos de toda agressão e repressão da sociedade, que faz você se sentir um crucificado pelo sistema. Você será um punk mais esperto ou um acadêmico diferenciado entre os seus iguais, se assistir o documentário Guidable, a verdadeira história do Ratos de Porão.

O documentário consta com duas horas de uma narrativa cronológica oficial dos atuais membros, inclusive de ex-membros e ex-desafetos. Tudo que está no vídeo é aprovado pela banda, até mesmo as várias cenas dos membros consumindo drogas, como cocaína, crack e outras coisinhas a mais. Nem somente drogas você verá no Guidable. A música está presente, as visões dos membros sofrendo influências do tempo histórico vivido, um espírito de mudança, de querer derrubar tudo e todos que dão sustentação ao status quo. O desejo de tocar, até mesmo quando a conseqüência é assinar com uma grande gravadora e for ao programa infantil que idiotizava as crianças.

Os conflitos de vidas colocadas ao limite, cuja importância está dada a nós, bastam termos a consciência das possibilidades que hoje temos. Querendo ou não, são frutos dos narizes dos Ratos enfiados em carreiras de cocaína e contratos assinados com as famigeradas gravadoras. Os “erros” deles nos fizeram pensar, idealizar e criar outras maneiras, mesmo que não você não uma visão orgânica da história.


Mais informações no http://www.blackvomit.com.br/guidable/


3 comentários:

Filipe Ferrari disse...

Ei rapazes! Esse cara deve morreeer!

Hahaha!

Ei, porque meu blog não tá linkado aqui ainda? Hum? Hum?

Anônimo disse...

Muito bom... Deu vontade de ver o filme...

bruno

Anônimo disse...

Hummmmm, atóóóóóron!!!